terça-feira, 14 de agosto de 2007

Agricultor de Palavras

"Súplica

Agora que o silêncio é um mar sem ondas,
E que nele posso navegar sem rumo,
Não respondas
Às urgentes perguntas
Que te fiz.
Deixa-me ser feliz
Assim,
Já tão longe de ti como de mim.

Perde-se a vida a desejá-la tanto.
Só soubemos sofrer, enquanto
O nosso amor
Durou.
Mas o tempo passou,
Há calmaria...
Não perturbes a paz que me foi dada.
Ouvir de novo a tua voz seria
Matar a sede com água salgada."
Miguel Torga

Um testemunho, uma impressão digital, uma memória, uma dádiva do Homem, do Médico, do Humanista, do Escritor, e do Poeta, que com tanta propriedade foi Poeta e por isso mesmo ainda o é!

No dia 12 de Agosto "celebrou-se" o centenário de Adolfo Correia da Rocha, que se reinventou a si mesmo conduzindo-nos a Miguel Torga...este facto parece que foi olvidado por muitos e descuidado por outros que não tinham esse mesmo direito e que por isto mesmo incumpriram, mais uma vez, nos seus deveres. O Sr. Primeiro-Ministro José Sócrates, e respectivo Governo tão conhecidos pelas suas mentiras e ultrajantes poses de respeito e seriedade (também conhecidas como "Pose de Estado!") decidiram ou não decidiram, simplesmente ignoraram o facto. E com tanta displicência que atingiu directamente quem, teimosamente, insiste em acreditar que existe o mínimo exigível a quem desempenha tão nobres funções...

Sublinhando o facto que não sou do governo nem da oposição, deixo, para delícia de alguns (aqueles que não se embevecem com o fenómeno Sócrates, ao qual antecedeu o fenómeno Zé Maria com consequências infinitesimalmente menos graves) palavras de outro poeta, curiosamente deputado do PS. Diz então Manuel Alegre ao jornal Público:
"Miguel Torga é sempre uma referência, não apenas de Coimbra, mas de Portugal. E faz muita falta a Portugal, neste momento em que, mesmo aqueles que têm grandes responsabilidades intelectuais, parecem duvidar daquela que é a mais velha nação da Europa ocidental"

Talvez com este enquadramento se entenda, porque dedico parte das minhas palavras a este assunto...não se trata de criticar por criticar, trata-se de cuidar e enaltecer quem o merece, pelo o legado e pela cultura...

E agora que já me enervei com o assunto passo a dizer o seguinte: o actual Primeiro-Ministro, não mente mais que os outros, é apenas mais descarado! Queria muito ser engenheiro e foi assim mesmo nesse espírito que "fez" o "curso"; pois bem se a notoriedade, pela conclusão de um curso, seja ele qual for da maneira como for, é tão importante para o Sr. Engenheiro José Sócrates, que fique registado que Adolfo Correia da Costa tinha Dr. antes do nome: era médico! Acresce que também trabalhou no sector primário, enquanto Miguel Torga era o inestimável e sabedor Agricultor de Palavras, o Poeta...

Não é um como qualquer outro, é uma marca Lusitana, salvou vidas e almas e continua a salvar almas...tenha vergonha Sr. Primeiro-Ministro, e, já agora, o seu Governo também....ou será necessário que o próprio Miguel Torga lhe escreva uma Súplica!

5 comentários:

Anónimo disse...

huuummmmm.....zzzzzz.... este blog além de sono......zzzzzz.....tb dá sono............

inocência perdida disse...

Senhor Rui...não me atormente!! Okapa esquilinho!! Não quer ler, não lê!! Não quer vir cá, não venha!
Que dor de cabeça...sei la!!

AAAAIIII...que coisa Varvara!!!

Apesar de tudo...gosto de ti:):)

Inzaghi disse...

Mas eu quero ler.....eu quero vir cá.....!! está confirmado é oficial!!! o teu blog é o melhor anti-insónias que conheço ,,,nao sei... faz me....z.z.zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

inocência perdida disse...

Mas é que tens resposta para tudo...olha se te faz adormecer serve para alguma coisa...nisto do blog sou pouco pretensiosa!! LOL!!
Eu mereço-te na minha vida...vidinha triste e dolorosa a minha...aaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiii(suspiro ao mesmo tempo que reviro os olhos!!)...

Aguardo brevemente que fiques com insónias para me continuares a visitar...:)

Inzaghi disse...

essa parte do suspiro ao mesmo tempo que reviras os olhos matou-me!!!!! quando queres consegues ser dramatica!!!!
1º cena a tua vidinha nao é triste nem dolorosa!!!! só nao percebo pk insistes em pensar assim!!!!chega!!!! experimenta olhar para ela de uma forma bem mais positiva e vais ver que ela te vai sorrir um pouco mais!!! ah!! se nao fizeres isto de livre vontade levas duas palmadas e obrigo-te a faz-lo!! ok??
2 cena eu continuo a visitar o teu blog com ou sem insónias, só depende do tempo e da vontade..ahahahah