sábado, 26 de maio de 2007

Raras são as palavras...

"O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo."
Dom Casmurro de Machado de Assis
Desperto para a literatura de forma sui generis, como que um acordar para um vício que sempre me habitou desde que me reconheço e me sinto...agora que não me conheço, nem me sinto invade-me a sede, de palavras que não são minhas, não são do meu tempo, do meu espaço, da minha realidade...mas só não o são, porque nasci, cresci e vivo em tempos espaços e realidades diferentes daquelas que leio. Desejei, por mais do que uma vez, ter sido eu a autora de tantas frases que nos esmagam, ou por acreditarmos que são verdades insofismáveis, ou por que queremos acreditar que acreditamos na sua veracidade insofismável...porque nos conforta. As verdades universais, as grandes frases, os grandes ditos fascinam o homem mais sedento, que se deixa ficar por breves momentos, iludido com a ideia de ter matado a sua sede...por milésimos de segundo! Nem que sirva unicamente para matar a sede por milésimos de segundo, muitos almejam ser os autores, os pensadores, a fonte das frases que confortam almas...partindo do princípio que estas existam.
Discorro estes pensamentos por não os querer conter mais em mim, não porque sejam importantes, mas porque não me apetece calá-los! Machado de Assis, pela graça do ano de 1899, antecipou-se e publicou as sábias palavras que eu gostava de ter escrito...

2 comentários:

Clara Mafalda disse...

porque os mestres sabem sempre tão melhor que nós o que sentimos. numa especie de pressagio antecipam um role de emoções que, mais tarde, achamos serem só nossas.
lá no fundo até são.
guarda sempre as tuas emoções nas tuas palavras ou nas de quem tão bem as dita. são tuas. e são bonitas.
(juro que a rima não foi propositada :P)

um beijinho da tua homónima:P
(clara mafalda)

mim disse...

Ora ainda bem que a escrita voltou a despertar minha amiga! Ainda que gostasses muito de ter escrito essas grandes palavras, para mim, continuas a ser a grande pensadora do século! ;)* beijo